quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Uma sequência didática- práticas exitosas- professora Ana Cristina Santos-1o ano


 Seqüência Didática

 Competências:

·         Ampliar a competência comunicativa do educando.

·         Utilizar diferentes linguagens e diferentes gêneros textuais.

·         Demonstrar capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem.

 Habilidades:

·         Observar textos orais e escritos a partir de textos diversificados.

·         Ler e reconhecer os diversos gêneros apresentados no contexto social.

·         Emitir opinião e fazer comentários.

·         Conhecer o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na formação de palavras.

·         Reescrever textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letras.

·         Compreender o valor sonoro das letras (grafemas/ fonemas).

·         Reconhecer que a escrita é composta de símbolos e sinais diferentes.

·         Compreender que a escrita acontece obedecendo alguns critérios de organização.

Conteúdos:

·         Produção textual.

·         Atividades reflexivas de produção textual- reescrita e autocorreção.

·         Direção e alinhamento da escrita da página.

·         Segmentação das palavras no texto.

·         Diferenciação das formas, sons e nomes das letras do alfabeto.

·         Pontuação, paragrafação e margem.

 
Componentes Curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Arte.

Tempo de duração: 05 Dias

 Avaliação: A avaliação se dará de maneira sistemática no sentido de contribuir para o conhecimento pelo professor do nível que cada um se encontra possibilitando a decisão de quais intervenções serão necessárias tendo em vista o avanço dos educandos no processo de aprendizagem.

Primeiro dia:

Leitura para o deleite: (Nome de Gente, de Pedro Bandeira). 
Roda da oralidade: Momento em que a professora alfabetizadora forma uma roda de conversa e promove a instigação da oralidade, através de perguntas referentes ao texto apresentado e a realidade dos educandos envolvidos.
No terceiro momento a alfabetizadora, agrupa os educandos, distribui tarjetas e sobre o comando da alfabetizadora, os educandos tentam identificar o seu próprio nome em meio aos outros.
No quarto passo a alfabetizadora propõe que os educandos tentem identificar a letra inicial de seus nomes, a cada resposta dada, ela os escreve no quadro, depois pede que os educandos tentem fazer a leitura das letras encontradas.
No quinto momento, a alfabetizadora propõe aos educandos que escrevam no caderno as letras encontradas pelo grupo.
No encerramento das atividades, a professora fez uma brincadeira de roda com a quadrinha “quem quiser saber meu nome” Da tradição popular.

Segundo dia:
Leitura para o deleite: O nome que a gente tem (Quadrinho da turma da Mônica de Maurício de Sousa.)
Roda de conversa: levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tipo do texto apresentado e o que acontece na seqüência, lida e mostrada pela professora alfabetizadora.
Texto para a introdução dos trabalhos do dia (Meu nome de Lygia Bojunga).
Após as perguntas relacionadas ao texto, a professora sugere que os alunos vão dizendo os seus respectivos nomes e a mesma faz uma listagem no papel metro, obedecendo á ordem alfabética, nessa proposta o objetivo é que todos os alunos visualizem o seu próprio nome e o de seus colegas.
Para finalizar as atividades a professora alfabetizadora propõe que os educandos façam a pesquisa dos nomes de seus familiares.

Terceiro dia:
Leitura para o deleite (Adivinha do nome).
Roda da oralidade, perguntas relacionadas ao texto lido, fazendo relação com o contexto dos educandos, fazendo com que as idéias fluam naturalmente.
Proposta da retomada do para casa, pedindo que reunidos em equipe, façam a contagem da quantidade de nomes dos familiares e represente em uma seqüência numérica.
Retomada do texto de trabalho do dia anterior, para trabalhar palavras rimadas, depois de a leitura ser realizada, pedir aos alunos que pronunciem as palavras com sons parecidos, tendo o professor como escriba, pedir que anotem no caderno.
Para a atividade para, a professora alfabetizadora sugeriu que os educandos, com a ajuda dos pais colocassem as palavras na ordem alfabética usando como base a letra inicial.

Quarto dia:

Leitura para o deleite: (Dinâmica do telefone sem fio com o nome da turma).
Leitura do texto (Marcelo, Marmelo, martelo de Ruth Rocha).
Exploração da oralidade e compreensão textual.
Momento extraclasse fazendo relação com o texto apresentado a professora alfabetizadora, propõe aos educandos, um passeio pela rua principal da escola e observe todas as coisas que eles vêem, de volta à sala a professora pede que os alunos descrevam o que observaram durante o passeio e escreve todas as palavras no quadro e agrupa os alunos para que os mesmos montem as palavras do quadro com o auxilio do alfabeto móvel.
Para finalizar as atividades do dia, a professora alfabetizadora conversa com a turma sobre a confecção de um crachá para a próxima aula.

Quinto dia:
Leitura para o deleite (Ah, Esse Nome Que Me Consome de André Neves);
Exploração da oralidade através de perguntas referentes ao texto lido, numa roda de conversa;
Retomada da atividade proposta na aula anterior, á confecção de um crachá de identificação da turma;
Com a orientação do professor, os alunos receberam tarjetas de papel cartão e os educandos foram orientados no passo a passo da confecção do crachá de identificação da turma, cada um escreveu seu nome do jeito que sabia e a professora fazia as intervenções necessárias, levando em consideração os agrupamentos.
As atividades foram encerradas com lanches e brincadeiras no pátio da escola.

 
  Relato do desenvolvimento das atividades

          No relato da Professora Ana Cristina Santos sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula.

Nos dias 04 a 08 de março de 2013, comecei a desenvolver a seqüência didática como sondagem das habilidades e competências da turma do primeiro ano a qual estou regente, meu objetivo maior era saber como faria a organização da turma percebendo as dificuldades que enfrentaria ao longo do ano letivo. No primeiro dia a dificuldade foi muito grande, pois a turma estava em período de adaptação, no segundo dia, percebi que os trabalhos foram fluindo com mais naturalidade e consegui realizar as atividades inclusive observando as fases de aprendizagem em que cada um se encontrava, pude compreender que para cada fase, deveria ter uma atenção especial, promovendo um aprendizado significativo.

Foi uma experiência exitosa, consegui atingir os objetivos propostos!!
Conhecer cada educando em suas respectivas fases de desenvolvimento da aprendizagem no que diz respeito á leitura e escrita facilita muito o trabalho docente.

 



 Professora Ana Cristina Santos- Turma 1o ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, nos sentiremos felizes com seus escritos em nosso blog!

OS JOGOS PEDAGÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Escola M. Voluntárias Sociais
Turma: 1º ano- Ensino
Fundamental- Anos Iniciais
Professora: Romelia Lopes

PLANO DE AULA

Conteúdos
· Seriação numérica;
· Ordem alfabética;
· Construção de palavras;
· Discriminação de cores e formas; adição/subtração;
Objetivos
· Interagir um com o outro, investigar ideias e conseguir lançar hipóteses.
· Aprender através do brincar, adquirindo conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento integral.
· Promover a inclusão visando o desenvolvimento cognitivo da criança.

Áreas do Conhecimento
· Linguagem oral e escrita;
· Matemática
· Ciências Naturais
Atividades
· Calendário de numerais;
· Numerais de sucata
· Alfabeto criativo
· Alfabeto de Sucata

Tempo: 4:00h
Público Alvo: todos os alunos ( em pequenos grupos)

Metodologia:
Propor 04 agrupamentos de 5
alunos;
Para cada grupo terá um jogo com suas instruções de como brincar;

Como jogar o alfabeto e números de sucata:

* Embaralhar o alfabeto móvel de sucata e pedir que cada participante no grupo ordene as letrinhas nos seus espaços na plaquinha de ovos.
* Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Embaralhar os numerais de sucata e pedir que cada participante no grupo faça a seriação seguindo os espaços na plaquinha de ovos.
*Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Solicitar que cada participante folheie o calendário falando do seu jeito o nome dos numerais, em seguida o numeral que o professor pedir, nesse momento todos do grupo, deverão registrar no papel o numeral formado.

Recursos materiais:

Placas de ovos vazias/ tampas
diversas de garrafas pet/ palitos de churrascos/ pedaços de E.V.A colorido/ tintas/ canetas piloto permanente/
folhas de isopor/ fichas/ papéis/ quadro branco

Avaliação:

Avaliação processual e contínua
através da:
• Observação do professor;
• Mediação entre os envolvidos: professor /aluno aluno/aluno
e os materiais;
• Registros no portfólio do aluno, observando sua
participação, levantamento de hipóteses,
avanços e intervenções;
• Socialização, integração do grupo.



Calendário Numérico

Calendário Numérico
Tentativas e aprendizagens

As Plaquinhas alfabéticas

As Plaquinhas alfabéticas
Em ordem alfabética

O trabalho em equipe está presente!

O trabalho em equipe está presente!
Cada um com sua subjetividade: seu jeito próprio de aprender!!

A importância da mediação do professor

A importância da mediação do professor
Auto estima- conquista da confiança e segurança!!

o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores

o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores
Cada professor construiu o seu sussurrador e declamou poemas, músicas e poesias, foi maior sucesso!!

Os materiais são de acesso aos estudantes

Os materiais são de acesso aos estudantes

Relatório da Sequência Didática


Escola Municipal Voluntárias Sociais
Professora- Tânia de Lima
Turma 3º ano –Ensino Fundamental

Relatório
da Sequência Didática

Nos dias 20 a 26 de agosto de 2013, foi desenvolvido um planejamento de aula com o
objetivo de inserir o livro paradidático na sequência didática, e trabalhar o
tema envolvendo a importância da alimentação saudável, com a turma do 3º ano.
O tema trabalhado foi Alimentação Saudável , do
livro “Rimas Saborosas”, Autor César Obeid, ilustrações Lima Vicente.
No primeiro dia, explorei o conhecimento prévio dos alunos em relação as frutas e legumes que continham no cartaz. Após foi distribuído uma atividade contendo várias frutas para que eles escrevessem o nome, percebi que a maioria conseguiu realizar a atividade com êxito.
No segundo dia, apresentei um poema sobre frutas, no qual foi realizada a leitura coletiva e atividade xerografada para que eles fizessem uma lista com nomes de frutas que mais gostavam.
No terceiro dia, trabalhei o texto “Comer, Comer” , sobre alimentação que gostavam e não gostavam, também sobre os alimentos que fazem bem ou não á saúde. Alguns alunos sentiram dificuldade em fazer a atividade, mas com mediação, eles conseguiram realizar.
Realizamos no quarto dia, uma produção de texto coletiva, trabalhamos receita de salada de frutas, depois cada um copiou no caderno. Exploramos juntos com eles questões matemáticas dentro do contexto sobre alimentos, como: adição, subtração, multiplicação, problemas envolvendo dobro, triplo, foi muito
interessante.
No quinto dia, cada aluno trouxe uma fruta, solicitada pela professora e preparamos uma salada de frutas. Foi muito bom
porque despertou nos alunos a importância de comer frutas no seu cotidiano para ter boa saúde.

Confecção de materiais para a Formação

Confecção de materiais para a Formação
A cada Formação, fazemos sorteios desses materiais

Deleite na UFBA,

Deleite na UFBA,
Professora orientadora de Estudos Ivone

Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos

Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos
Instrumento de garantia de como foi desenvolvida a atividade.

Relatório de Aula

Relatório de Aula
Importante registro do Professor!!

Reunião de Pais e Mestres

Reunião de Pais e Mestres
Apresentação da Leitura Deleite

Reunião e Elaboração do Planejamento

Reunião e Elaboração do Planejamento
Escola Nova Divinéia, Equipe Pacto, direção e professores

Momentos de estudos!!

Momentos de estudos!!
Orientadora de Estudo e Professoras da Escola Nova Divinéia