Seqüência Didática
Competências:
·
Ampliar a competência comunicativa do
educando.
·
Utilizar diferentes linguagens e
diferentes gêneros textuais.
·
Demonstrar capacidade de reflexão
sistemática sobre a língua e a linguagem.
Habilidades:
·
Observar textos orais e escritos a
partir de textos diversificados.
·
Ler e reconhecer os diversos gêneros
apresentados no contexto social.
·
Emitir opinião e fazer comentários.
·
Conhecer o alfabeto e a representação
escrita de cada letra identificando-as na formação de palavras.
·
Reescrever textos lidos e ouvidos
identificando os diferentes tipos de letras.
·
Compreender o valor sonoro das letras
(grafemas/ fonemas).
·
Reconhecer que a escrita é composta de
símbolos e sinais diferentes.
·
Compreender que a escrita acontece
obedecendo alguns critérios de organização.
Conteúdos:
·
Produção textual.
·
Atividades reflexivas de produção
textual- reescrita e autocorreção.
·
Direção e alinhamento da escrita da
página.
·
Segmentação das palavras no texto.
·
Diferenciação das formas, sons e nomes
das letras do alfabeto.
·
Pontuação, paragrafação e margem.
Tempo de duração:
05 Dias
Avaliação:
A avaliação se dará de maneira sistemática no sentido de contribuir para o
conhecimento pelo professor do nível que cada um se encontra possibilitando a
decisão de quais intervenções serão necessárias tendo em vista o avanço dos
educandos no processo de aprendizagem.
Primeiro dia:
Leitura
para o deleite: (Nome de Gente, de Pedro
Bandeira).
Roda
da oralidade: Momento em que a professora alfabetizadora forma uma roda de
conversa e promove a instigação da oralidade, através de perguntas referentes
ao texto apresentado e a realidade dos educandos envolvidos.
No
terceiro momento a alfabetizadora, agrupa os educandos, distribui tarjetas e
sobre o comando da alfabetizadora, os educandos tentam identificar o seu
próprio nome em meio aos outros.
No
quarto passo a alfabetizadora propõe que os educandos tentem identificar a
letra inicial de seus nomes, a cada resposta dada, ela os escreve no quadro,
depois pede que os educandos tentem fazer a leitura das letras encontradas.
No
quinto momento, a alfabetizadora propõe aos educandos que escrevam no caderno
as letras encontradas pelo grupo.
No
encerramento das atividades, a professora fez uma brincadeira de roda com a
quadrinha “quem quiser saber meu nome” Da tradição popular.
Segundo dia:
Roda de conversa: levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tipo do texto apresentado e o que acontece na seqüência, lida e mostrada pela professora alfabetizadora.
Texto para a introdução dos trabalhos do dia (Meu nome de Lygia Bojunga).
Após as perguntas relacionadas ao texto, a professora sugere que os alunos vão dizendo os seus respectivos nomes e a mesma faz uma listagem no papel metro, obedecendo á ordem alfabética, nessa proposta o objetivo é que todos os alunos visualizem o seu próprio nome e o de seus colegas.
Para finalizar as atividades a professora alfabetizadora propõe que os educandos façam a pesquisa dos nomes de seus familiares.
Terceiro dia:
Leitura
para o deleite (Adivinha do nome).Roda da oralidade, perguntas relacionadas ao texto lido, fazendo relação com o contexto dos educandos, fazendo com que as idéias fluam naturalmente.
Proposta da retomada do para casa, pedindo que reunidos em equipe, façam a contagem da quantidade de nomes dos familiares e represente em uma seqüência numérica.
Retomada do texto de trabalho do dia anterior, para trabalhar palavras rimadas, depois de a leitura ser realizada, pedir aos alunos que pronunciem as palavras com sons parecidos, tendo o professor como escriba, pedir que anotem no caderno.
Para a atividade para, a professora alfabetizadora sugeriu que os educandos, com a ajuda dos pais colocassem as palavras na ordem alfabética usando como base a letra inicial.
Quarto dia:
Leitura
para o deleite: (Dinâmica do telefone sem fio com o nome da turma).
Leitura
do texto (Marcelo, Marmelo, martelo de Ruth Rocha).Exploração da oralidade e compreensão textual.
Momento extraclasse fazendo relação com o texto apresentado a professora alfabetizadora, propõe aos educandos, um passeio pela rua principal da escola e observe todas as coisas que eles vêem, de volta à sala a professora pede que os alunos descrevam o que observaram durante o passeio e escreve todas as palavras no quadro e agrupa os alunos para que os mesmos montem as palavras do quadro com o auxilio do alfabeto móvel.
Para finalizar as atividades do dia, a professora alfabetizadora conversa com a turma sobre a confecção de um crachá para a próxima aula.
Quinto dia:
Leitura
para o deleite (Ah, Esse Nome Que Me Consome de André Neves);Exploração da oralidade através de perguntas referentes ao texto lido, numa roda de conversa;
Retomada da atividade proposta na aula anterior, á confecção de um crachá de identificação da turma;
Com a orientação do professor, os alunos receberam tarjetas de papel cartão e os educandos foram orientados no passo a passo da confecção do crachá de identificação da turma, cada um escreveu seu nome do jeito que sabia e a professora fazia as intervenções necessárias, levando em consideração os agrupamentos.
As atividades foram encerradas com lanches e brincadeiras no pátio da escola.
Relato
do desenvolvimento das atividades
No relato da Professora Ana Cristina
Santos sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula.
Nos
dias 04 a 08 de março de 2013, comecei a desenvolver a seqüência didática como
sondagem das habilidades e competências da turma do primeiro ano a qual estou
regente, meu objetivo maior era saber como faria a organização da turma percebendo
as dificuldades que enfrentaria ao longo do ano letivo. No primeiro dia a
dificuldade foi muito grande, pois a turma estava em período de adaptação, no
segundo dia, percebi que os trabalhos foram fluindo com mais naturalidade e
consegui realizar as atividades inclusive observando as fases de aprendizagem
em que cada um se encontrava, pude compreender que para cada fase, deveria ter
uma atenção especial, promovendo um aprendizado significativo.
Foi uma experiência exitosa, consegui atingir os objetivos propostos!!
Conhecer cada educando em suas respectivas fases de desenvolvimento da aprendizagem no que diz respeito á leitura e escrita facilita muito o trabalho docente.
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