Conforme nosso calendário escolar, os dias 07
a 11 de outubro de 2013, teremos a Semana da Criança na Escola.
Nessa semana orientamos que sejam
realizadas atividades envolvendo o tema: “Ser Criança”Acreditamos na criatividade de cada escola, da direção / coordenação e professor(a) no planejamento e na realização das atividades propostas.
Abaixo, elaboramos algumas sugestões que possam servir como suporte e/ou proposta de trabalho para a semana na criança.
Sugestões
para trabalhar com as Turmas do Ensino Fundamental
Atividades previstas:
·
Propor a comunicação e
linguagem oral e dialogada sobre o tema: “Ser Criança”
·
Realizar pesquisa de
campo/ entrevistas envolvendo as brincadeiras preferidas das crianças;
·
Conhecer os
“Direitos Universais da Criança” ;
·
Pesquisar e construir
palavras, frases e textos informativos sobre o tema;
·
Conhecer quais os
alimentos preferidos da criançada;
·
Assistir um filme de
comédia de tema infantil , realizar o festival da Pipoca;
·
Identificar ações e
comportamentos que fazem parte de crianças e adultos, fazendo um
paralelo;
·
Localizar as regiões
brasileiras onde nascem/ têm mais crianças,
·
Conhecer as principais
vacinas e doenças dadas na fase da infância;
·
Construir uma tabela
com os desejos das crianças: “O que vou ser quando crescer?”
·
Fazer leituras e
resumos escritos sobre os mal tratos e trabalho infantil, tráfico de menores;
bulling;
·
Resolver desafios
matemáticos envolvendo jogos infantis; quebra-cabeças; labirintos;
·
Propor que um dia da
semana levem brinquedos para apresentar e brincar com seus colegas;
·
Apresentar
dramatizações sobre o tema;
·
Pesquisar no dicionário
novas palavras e conceitos sobre o tema;
·
Pesquisar em livros,
jornais, net reportagens sobre o tema;
Etapas previstas:
A
primeira etapa é de conhecimento prévio sobre o assunto. O que é ser criança??
Como é a vida de criança?
Questioná-los
quais conhecimentos já possuem sobre os direitos das Crianças? e o que eles
pensam que seja Direitos..
Através
da mediação, fazer um “gancho/ encontro”, dos conhecimentos prévios com os
conhecimentos escolares/ científicos, possibilitando-os aulas dinâmicas e
repletas de surpresas como homenagem ao dia das crianças.
Contrato didático:
Através
das atividades praticas e de muitas brincadeiras, o projeto terá bastante
movimento, assim, esperamos que todos se envolvam nas atividades
propostas.
Encaminhamento das atividades e cronograma:
·
Conhecimento prévio
sobre o assunto;
·
Produção escrita (
conforme o nível de cada aluno: sublinhar palavras, escrever palavras, frases,
textos)
·
Proposta de trabalho em
equipes/ grupos heterogenios, onde todos participarão de todas as brincadeiras
propostas ( dança, jogos, música, filmes..);
·
Dramatizações;
·
Produção de cartazes;
exposição
Recursos:
Serão
utilizados livros, músicas, cantigas de roda, brinquedos, brincadeiras,
jornais, tevê, DVd, filmes, papel A4, canetinhas, recortes,fichas, pipoca, sal,
óleo, etc.
Produto final:
Apresentação
dos trabalhos
Exposição.
Resultados esperados:
Deverão ser observados os seguintes aspectos:
Realização as atividades propostas;
( oralidade,sociabilidade, produção escrita)
Apresentação dos trabalhos;
Referências Bibliográficas
3. Projeto “ Criança brincando, Criança feliz”- Ana
Brandes
Equipe Pacto- Vera Cruz-BA
Parabéns Meninas! Um trabalho bonito e excelente como este precisa ser valorizado.
ResponderExcluirNara, agradecemos seu apoio e incentivo.
ResponderExcluir