quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Planos de ação, atividades realizadas e relatório - Turma :1o Ano Professora Romelia


Plano de ação


1.1              Leitura do livro ( a abelha)

1.2              Tema: inseto

1.3              Gênero: literatura informativa

1.4              Eixo: leitura/oralidade/escrita/produção textual

2. Áreas de conhecimento; ciências naturais/ língua portuguesa/ matemática.

2.1 Conteúdos:

espécies de flores/ tipos de insetos/ consciência fonológica/ representação de flores formando uma dúzia, meia dúzia, dezena e meia dezena.

2.2 Metodologia:

 Após a leitura do livro a abelha, fazer o questionamento sobre as informações contidas no livro.

A abelha é um inseto e se alimentam do mel das flores;

Elas nascem de ovos;

Elas pruzem o mel alimento completo de vitaminas;

Enumerar diferentes espécies de flores onde as abelhas pousam.

Objetivos:

 Reconhecer a importância dos insetos.

Compreender a importância do mel para a saúde;

Perceber a importância das flores para os insetos;

Desenvolver habilidades de escrita.

3.0 Avaliação;

As atividades e Relatório

1.1              Segmento;

1.2              Leitura do livro ( a abelha)

1.3              Tema: flores

1.4              Gênero: literatura informativa

1.5              Eixo: leitura/oralidade/escrita/produção textual


2.0  Áreas de conhecimento; ciências naturais/ língua portuguesa.

2.1 Conteúdos: partes da planta/ alimento da planta;

lista de diferentes tipos de flores;

lista de diferentes tipos de insetos;

3.0 Metodologia;

Após releitura do livro “ a abelha” fazer na lousa uma lista de nomes de insetos;lista de nomes de flores; lista de nomes de diferentes árvores frutíferas; passeio área verde do bairro para observação de diferentes espécies de árvores frutíferas; plantar uma árvore, registrando os elementos necessários à sua sobrevivência; observar os diferentes insetos existentes no local; abraço coletivo em homenagem ao dia dá árvore; fazer as placas com nomes respectivos à cada da parte da planta;

jogo de palavras em fichas para compreensão das partes da planta; vitaminas, alimentos necessários à sobrevivência da planta; utilizar da experiência na área verde para explicar como se reproduzem os vegatais; observar na natureza a chegada da primavera, observando os passáros, borboletas, insetos lagartas, etc;

3.1 objetivos:

Participar de situações de leitura, escrita e produção textual;

Perceber a importância das plantas na vida dos seres vivos;

Identificar e perceber a função de cada parte.

Compreender como as plantas se reproduzem;

Compreender  que as plantas produzem o alimento de alguns insetos  e animais;

Ressaltar a importância da água na vida dos vegetais como todos os seres vivos.

Apreciar e usar situações concretas para classificar as plantas;

Diferenciar animais de insetos;

 
3.2  Recursos:

materiais para plantar: terra, vaso, agua.

espaço para passeio ecológico;

registros de fotos e descobertas;

3.3: avaliação.

desenho livre; escrita de nomes de animais, insetos e flores: jogo pedagógico (descubra a palavra)



Relatório

No dia dezoito de setembro, eu retirei os alunos do espaço escolar e nos deslocamos a pé para o condomínio oxalá que fica próximo a escola. Solicitamos a entrada e entramos numa área verde repleta de mangueiras, cajueiros, coqueiros, dendezeiros, e outras espécies de plantas; caminhamos ao redor e vimos uma casa de formigueiro próximo ao pé de jenipapo que fora cortado e dele só restou seu tronco. o formigueiro era grande, então remexi e de lá saiu muitas formigas vermelhas um tanto grande, as crianças ficaram eufóricas queriam pegar, amassar com os pés, retirei alguns do local e fiz o registro no caderninho, a cada minuto íamos vendo, borboletas, pássaros, e achamos lagartas muito coloridas na grama. alguma pisaram, outros queriam pegar com uma folha grande. não deixei, pois era perigoso não havia levado nenhum vidrinho. Colhi uma planta que estava próxima ao pé de jenipapo, plantei com a ajuda das crianças, eles cavaram, retiraram a terra colocaram na lata junto com a planta que colhemos. ao final registrei um grande abraço dos alunos à uma linda árvore. no local fizemos estudo sobre o meio ambiente e sua preservação. ao retornarmos para a escola, colocamos água no caqueiro e fizemos desenho livre sobre as diferentes espécies de plantas.

No dia seguinte revisei o conteúdo estudado, em seguida preparei alguns alunos para caracterizar de flor e registrei com fotos. Fiz um jogo bem interessante com a turma de tema as partes da planta/ alimentos da planta, o que a planta dá.

O jogo começava com uma pegadinha. primeiro, coloquei as fichas no chão da sala para que todos pudessem ler as palavras escritas. em seguida iniciei fazendo a pergunta:

sou um alimento da planta, sou indispensável para a vida. quem sou? as crianças pensaram, alguns não entenderam, refiz mais detalhadamente a pergunta, até que alguém acertou. fiz essa brincadeira com todas as fichas com consignas diferentes.

Observei a interação e o desenvolvimento da habilidade da escrita e leitura.

Registros de fotos
 










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, nos sentiremos felizes com seus escritos em nosso blog!

OS JOGOS PEDAGÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Escola M. Voluntárias Sociais
Turma: 1º ano- Ensino
Fundamental- Anos Iniciais
Professora: Romelia Lopes

PLANO DE AULA

Conteúdos
· Seriação numérica;
· Ordem alfabética;
· Construção de palavras;
· Discriminação de cores e formas; adição/subtração;
Objetivos
· Interagir um com o outro, investigar ideias e conseguir lançar hipóteses.
· Aprender através do brincar, adquirindo conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento integral.
· Promover a inclusão visando o desenvolvimento cognitivo da criança.

Áreas do Conhecimento
· Linguagem oral e escrita;
· Matemática
· Ciências Naturais
Atividades
· Calendário de numerais;
· Numerais de sucata
· Alfabeto criativo
· Alfabeto de Sucata

Tempo: 4:00h
Público Alvo: todos os alunos ( em pequenos grupos)

Metodologia:
Propor 04 agrupamentos de 5
alunos;
Para cada grupo terá um jogo com suas instruções de como brincar;

Como jogar o alfabeto e números de sucata:

* Embaralhar o alfabeto móvel de sucata e pedir que cada participante no grupo ordene as letrinhas nos seus espaços na plaquinha de ovos.
* Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Embaralhar os numerais de sucata e pedir que cada participante no grupo faça a seriação seguindo os espaços na plaquinha de ovos.
*Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Solicitar que cada participante folheie o calendário falando do seu jeito o nome dos numerais, em seguida o numeral que o professor pedir, nesse momento todos do grupo, deverão registrar no papel o numeral formado.

Recursos materiais:

Placas de ovos vazias/ tampas
diversas de garrafas pet/ palitos de churrascos/ pedaços de E.V.A colorido/ tintas/ canetas piloto permanente/
folhas de isopor/ fichas/ papéis/ quadro branco

Avaliação:

Avaliação processual e contínua
através da:
• Observação do professor;
• Mediação entre os envolvidos: professor /aluno aluno/aluno
e os materiais;
• Registros no portfólio do aluno, observando sua
participação, levantamento de hipóteses,
avanços e intervenções;
• Socialização, integração do grupo.



Calendário Numérico

Calendário Numérico
Tentativas e aprendizagens

As Plaquinhas alfabéticas

As Plaquinhas alfabéticas
Em ordem alfabética

O trabalho em equipe está presente!

O trabalho em equipe está presente!
Cada um com sua subjetividade: seu jeito próprio de aprender!!

A importância da mediação do professor

A importância da mediação do professor
Auto estima- conquista da confiança e segurança!!

o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores

o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores
Cada professor construiu o seu sussurrador e declamou poemas, músicas e poesias, foi maior sucesso!!

Os materiais são de acesso aos estudantes

Os materiais são de acesso aos estudantes

Relatório da Sequência Didática


Escola Municipal Voluntárias Sociais
Professora- Tânia de Lima
Turma 3º ano –Ensino Fundamental

Relatório
da Sequência Didática

Nos dias 20 a 26 de agosto de 2013, foi desenvolvido um planejamento de aula com o
objetivo de inserir o livro paradidático na sequência didática, e trabalhar o
tema envolvendo a importância da alimentação saudável, com a turma do 3º ano.
O tema trabalhado foi Alimentação Saudável , do
livro “Rimas Saborosas”, Autor César Obeid, ilustrações Lima Vicente.
No primeiro dia, explorei o conhecimento prévio dos alunos em relação as frutas e legumes que continham no cartaz. Após foi distribuído uma atividade contendo várias frutas para que eles escrevessem o nome, percebi que a maioria conseguiu realizar a atividade com êxito.
No segundo dia, apresentei um poema sobre frutas, no qual foi realizada a leitura coletiva e atividade xerografada para que eles fizessem uma lista com nomes de frutas que mais gostavam.
No terceiro dia, trabalhei o texto “Comer, Comer” , sobre alimentação que gostavam e não gostavam, também sobre os alimentos que fazem bem ou não á saúde. Alguns alunos sentiram dificuldade em fazer a atividade, mas com mediação, eles conseguiram realizar.
Realizamos no quarto dia, uma produção de texto coletiva, trabalhamos receita de salada de frutas, depois cada um copiou no caderno. Exploramos juntos com eles questões matemáticas dentro do contexto sobre alimentos, como: adição, subtração, multiplicação, problemas envolvendo dobro, triplo, foi muito
interessante.
No quinto dia, cada aluno trouxe uma fruta, solicitada pela professora e preparamos uma salada de frutas. Foi muito bom
porque despertou nos alunos a importância de comer frutas no seu cotidiano para ter boa saúde.

Confecção de materiais para a Formação

Confecção de materiais para a Formação
A cada Formação, fazemos sorteios desses materiais

Deleite na UFBA,

Deleite na UFBA,
Professora orientadora de Estudos Ivone

Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos

Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos
Instrumento de garantia de como foi desenvolvida a atividade.

Relatório de Aula

Relatório de Aula
Importante registro do Professor!!

Reunião de Pais e Mestres

Reunião de Pais e Mestres
Apresentação da Leitura Deleite

Reunião e Elaboração do Planejamento

Reunião e Elaboração do Planejamento
Escola Nova Divinéia, Equipe Pacto, direção e professores

Momentos de estudos!!

Momentos de estudos!!
Orientadora de Estudo e Professoras da Escola Nova Divinéia