Plano
de ação
1.1
Leitura
do livro ( a abelha)
1.2
Tema: inseto
1.3
Gênero: literatura informativa
1.4
Eixo: leitura/oralidade/escrita/produção
textual
2.
Áreas de conhecimento; ciências naturais/
língua portuguesa/ matemática.
2.1
Conteúdos:
espécies de flores/ tipos de insetos/
consciência fonológica/ representação de flores formando uma dúzia, meia dúzia,
dezena e meia dezena.
2.2
Metodologia:
Após
a leitura do livro a abelha, fazer o questionamento sobre as informações
contidas no livro.
A abelha é um inseto e se alimentam do
mel das flores;
Elas nascem de ovos;
Elas pruzem o mel alimento completo de
vitaminas;
Enumerar diferentes espécies de flores
onde as abelhas pousam.
Objetivos:
Reconhecer
a importância dos insetos.
Compreender a importância do mel para a
saúde;
Perceber a importância das flores para
os insetos;
Desenvolver habilidades de escrita.
3.0
Avaliação;
As
atividades e Relatório
1.1
Segmento;
1.2
Leitura do livro ( a abelha)
1.3
Tema: flores
1.4
Gênero: literatura informativa
1.5
Eixo: leitura/oralidade/escrita/produção
textual
2.0
Áreas de conhecimento;
ciências naturais/ língua portuguesa.
2.1
Conteúdos: partes da planta/ alimento da planta;
lista de diferentes tipos de flores;
lista de diferentes tipos de insetos;
3.0
Metodologia;
Após releitura do livro “ a abelha”
fazer na lousa uma lista de nomes de insetos;lista de nomes de flores; lista de
nomes de diferentes árvores frutíferas; passeio área verde do bairro para
observação de diferentes espécies de árvores frutíferas; plantar uma árvore,
registrando os elementos necessários à sua sobrevivência; observar os
diferentes insetos existentes no local; abraço coletivo em homenagem ao dia dá
árvore; fazer as placas com nomes respectivos à cada da parte da planta;
jogo de palavras em fichas para
compreensão das partes da planta; vitaminas, alimentos necessários à
sobrevivência da planta; utilizar da experiência na área verde para explicar
como se reproduzem os vegatais; observar na natureza a chegada da primavera,
observando os passáros, borboletas, insetos lagartas, etc;
3.1
objetivos:
Participar de situações de leitura,
escrita e produção textual;
Perceber a importância das plantas na
vida dos seres vivos;
Identificar e perceber a função de cada
parte.
Compreender como as plantas se
reproduzem;
Compreender que as plantas produzem o alimento de alguns
insetos e animais;
Ressaltar a importância da água na vida
dos vegetais como todos os seres vivos.
Apreciar e usar situações concretas para
classificar as plantas;
Diferenciar animais de insetos;
3.2 Recursos:
materiais para plantar: terra, vaso,
agua.
espaço para passeio ecológico;
registros de fotos e descobertas;
3.3: avaliação.
desenho livre; escrita de nomes de
animais, insetos e flores: jogo pedagógico (descubra a palavra)
Relatório
No dia dezoito de setembro, eu retirei
os alunos do espaço escolar e nos deslocamos a pé para o condomínio oxalá que
fica próximo a escola. Solicitamos a entrada e entramos numa área verde repleta
de mangueiras, cajueiros, coqueiros, dendezeiros, e outras espécies de plantas;
caminhamos ao redor e vimos uma casa de formigueiro próximo ao pé de jenipapo
que fora cortado e dele só restou seu tronco. o formigueiro era grande, então
remexi e de lá saiu muitas formigas vermelhas um tanto grande, as crianças
ficaram eufóricas queriam pegar, amassar com os pés, retirei alguns do local e
fiz o registro no caderninho, a cada minuto íamos vendo, borboletas, pássaros,
e achamos lagartas muito coloridas na grama. alguma pisaram, outros queriam
pegar com uma folha grande. não deixei, pois era perigoso não havia levado nenhum
vidrinho. Colhi uma planta que estava próxima ao pé de jenipapo, plantei com a
ajuda das crianças, eles cavaram, retiraram a terra colocaram na lata junto com
a planta que colhemos. ao final registrei um grande abraço dos alunos à uma
linda árvore. no local fizemos estudo sobre o meio ambiente e sua preservação.
ao retornarmos para a escola, colocamos água no caqueiro e fizemos desenho
livre sobre as diferentes espécies de plantas.
No dia seguinte revisei o conteúdo
estudado, em seguida preparei alguns alunos para caracterizar de flor e
registrei com fotos. Fiz um jogo bem interessante com a turma de tema as partes
da planta/ alimentos da planta, o que a planta dá.
O jogo começava com uma pegadinha.
primeiro, coloquei as fichas no chão da sala para que todos pudessem ler as
palavras escritas. em seguida iniciei fazendo a pergunta:
sou um alimento da planta, sou
indispensável para a vida. quem sou? as crianças pensaram, alguns não
entenderam, refiz mais detalhadamente a pergunta, até que alguém acertou. fiz
essa brincadeira com todas as fichas com consignas diferentes.
Observei a interação e o desenvolvimento
da habilidade da escrita e leitura.
Registros de fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seus comentários, nos sentiremos felizes com seus escritos em nosso blog!