quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto Didático: " Brincando também se aprende" - Professora Cleonice Monteiro de Sousa- 1o Ano


Justificativa
Segundo Piaget, toda criança precisa de um estímulo para desenvolver suas competências e habilidades, principalmente no que diz respeito à fase em que ela está sendo alfabetizados, os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Para manter o seu equilíbrio com o mundo, a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar. Os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, por que através da manipulação de materiais variados, ela poderá reinventar coisas, reconstruir objetos. Os jogos são uma ótima proposta pedagógica na sala de aula, por que proporcionam a relação entre parceiros e grupos, o que um fator de avanço cognitivo, pois durante as atividades envolvendo os jogos, a criança estabelece decisões, conflitam com os seus adversários e reexamina seus conceitos.
Durante os jogos, a criança experimenta um sentimento de grande prazer ante o descobrimento do novo e suas possibilidades de invenção.
Os jogos passam a ter significados positivos e de grande utilidade quando o professor proporciona um trabalho coletivo, de cooperação, de comunicação e socialização sendo assim, exigem identificação do aluno com o grupo, geram direitos e deveres, ensinando-o a conviver e a participar mantendo sua individualidade. Nesse sentido trabalhar com os jogos em sala de aula torna-se de fundamental importância para um aprendizado de qualidade.

Objetivo Geral
 Reconhecer a importância dos jogos no processo de alfabetização e desenvolvimento da aprendizagem das crianças.

Objetivos específicos
Utilizar diferentes linguagens;

Demonstrar capacidades de reflexão e atenção;

Compreender o valor das regras;

Emitir opinião e fazer comentários;

Reconhecer a importância da socialização entre os grupos;

Reconhecer que a escrita é composta por elementos diversificados.

 Metodologia
Apresentar jogos desafiadores e interessantes que levem em consideração os níveis de aprendizagem em que o educando se encontram, nesse sentido os agrupamentos, permitirão que todos os jogadores participem ativamente do começo ao fim e possam se auto-avaliar em seu próprio desempenho.

Ao professor, caberá fazer as intervenções necessárias para que as atividades propostas aconteçam serão levados em consideração: A interpretação de textos, representação escrita, formação silábica, oralidade e pontos de contato com outras disciplinas.


Eixos
 Produção textual, Oralidade, Compreensão, Leitura, Escrita.

Disciplinas
 Língua Portuguesa e Matemática.

Pontos de contatos
 Artes, História, Ciências, Geografia.
Conteúdos
 Tipos de letras, representação escrita de letras, formação de sílabas, formação de palavras, segmentação de palavras, sons e nomes de letras.

Jogos envolvidos no processo de desenvolvimento do projeto: Dominó das frutas, dominó do contrário, dominó das profissões, Jogos ortográficos, Jogo da memória das palavras, jogo de palavras e frases, Jogo puxa- palavra Brincadeira da forca, Jogo do barquinho de sílabas, Jogo da memória de sílabas, Jogo com rótulos e propagandas, mercadinho das letras, Jogos matemáticos.

Cronograma
As atividades do projeto serão realizadas durante o mês de abril de 2013, todas as sextas feiras.

Finalização das atividades do projeto
Campeonato utilizando como estratégia a dinâmica do soletrando premiando os vencedores e sorteando brindes para os demais participantes.

Avaliação
Processual, contínua, observação do desenvolvimento da aprendizagem levando em consideração: Leitura, escrita, compreensão textual, desenvolvimento da oralidade. Nesse processo, todas as competências e habilidades serão levadas em consideração no sentido de buscar novas estratégias que assegure a aprendizagem do educando.

Referências
BERDETE. Lourdes: BISPO. Railda: SANTOS. Simone. A importância do ato de brincar. Bahia, 2002.
KISHIMOTO. Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Ed. São Paulo. Cortez. 2008.
RODRIGUES. Gerusa: Pinto. CELIA. Regina. Villaça. Lima. O dia- a dia do professor. Ed. FAPI, Ltda.

 

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OS JOGOS PEDAGÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Escola M. Voluntárias Sociais
Turma: 1º ano- Ensino
Fundamental- Anos Iniciais
Professora: Romelia Lopes

PLANO DE AULA

Conteúdos
· Seriação numérica;
· Ordem alfabética;
· Construção de palavras;
· Discriminação de cores e formas; adição/subtração;
Objetivos
· Interagir um com o outro, investigar ideias e conseguir lançar hipóteses.
· Aprender através do brincar, adquirindo conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento integral.
· Promover a inclusão visando o desenvolvimento cognitivo da criança.

Áreas do Conhecimento
· Linguagem oral e escrita;
· Matemática
· Ciências Naturais
Atividades
· Calendário de numerais;
· Numerais de sucata
· Alfabeto criativo
· Alfabeto de Sucata

Tempo: 4:00h
Público Alvo: todos os alunos ( em pequenos grupos)

Metodologia:
Propor 04 agrupamentos de 5
alunos;
Para cada grupo terá um jogo com suas instruções de como brincar;

Como jogar o alfabeto e números de sucata:

* Embaralhar o alfabeto móvel de sucata e pedir que cada participante no grupo ordene as letrinhas nos seus espaços na plaquinha de ovos.
* Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Embaralhar os numerais de sucata e pedir que cada participante no grupo faça a seriação seguindo os espaços na plaquinha de ovos.
*Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Solicitar que cada participante folheie o calendário falando do seu jeito o nome dos numerais, em seguida o numeral que o professor pedir, nesse momento todos do grupo, deverão registrar no papel o numeral formado.

Recursos materiais:

Placas de ovos vazias/ tampas
diversas de garrafas pet/ palitos de churrascos/ pedaços de E.V.A colorido/ tintas/ canetas piloto permanente/
folhas de isopor/ fichas/ papéis/ quadro branco

Avaliação:

Avaliação processual e contínua
através da:
• Observação do professor;
• Mediação entre os envolvidos: professor /aluno aluno/aluno
e os materiais;
• Registros no portfólio do aluno, observando sua
participação, levantamento de hipóteses,
avanços e intervenções;
• Socialização, integração do grupo.



Calendário Numérico

Calendário Numérico
Tentativas e aprendizagens

As Plaquinhas alfabéticas

As Plaquinhas alfabéticas
Em ordem alfabética

O trabalho em equipe está presente!

O trabalho em equipe está presente!
Cada um com sua subjetividade: seu jeito próprio de aprender!!

A importância da mediação do professor

A importância da mediação do professor
Auto estima- conquista da confiança e segurança!!

o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores

o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores
Cada professor construiu o seu sussurrador e declamou poemas, músicas e poesias, foi maior sucesso!!

Os materiais são de acesso aos estudantes

Os materiais são de acesso aos estudantes

Relatório da Sequência Didática


Escola Municipal Voluntárias Sociais
Professora- Tânia de Lima
Turma 3º ano –Ensino Fundamental

Relatório
da Sequência Didática

Nos dias 20 a 26 de agosto de 2013, foi desenvolvido um planejamento de aula com o
objetivo de inserir o livro paradidático na sequência didática, e trabalhar o
tema envolvendo a importância da alimentação saudável, com a turma do 3º ano.
O tema trabalhado foi Alimentação Saudável , do
livro “Rimas Saborosas”, Autor César Obeid, ilustrações Lima Vicente.
No primeiro dia, explorei o conhecimento prévio dos alunos em relação as frutas e legumes que continham no cartaz. Após foi distribuído uma atividade contendo várias frutas para que eles escrevessem o nome, percebi que a maioria conseguiu realizar a atividade com êxito.
No segundo dia, apresentei um poema sobre frutas, no qual foi realizada a leitura coletiva e atividade xerografada para que eles fizessem uma lista com nomes de frutas que mais gostavam.
No terceiro dia, trabalhei o texto “Comer, Comer” , sobre alimentação que gostavam e não gostavam, também sobre os alimentos que fazem bem ou não á saúde. Alguns alunos sentiram dificuldade em fazer a atividade, mas com mediação, eles conseguiram realizar.
Realizamos no quarto dia, uma produção de texto coletiva, trabalhamos receita de salada de frutas, depois cada um copiou no caderno. Exploramos juntos com eles questões matemáticas dentro do contexto sobre alimentos, como: adição, subtração, multiplicação, problemas envolvendo dobro, triplo, foi muito
interessante.
No quinto dia, cada aluno trouxe uma fruta, solicitada pela professora e preparamos uma salada de frutas. Foi muito bom
porque despertou nos alunos a importância de comer frutas no seu cotidiano para ter boa saúde.

Confecção de materiais para a Formação

Confecção de materiais para a Formação
A cada Formação, fazemos sorteios desses materiais

Deleite na UFBA,

Deleite na UFBA,
Professora orientadora de Estudos Ivone

Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos

Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos
Instrumento de garantia de como foi desenvolvida a atividade.

Relatório de Aula

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Importante registro do Professor!!

Reunião de Pais e Mestres

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Apresentação da Leitura Deleite

Reunião e Elaboração do Planejamento

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Escola Nova Divinéia, Equipe Pacto, direção e professores

Momentos de estudos!!

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Orientadora de Estudo e Professoras da Escola Nova Divinéia