SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tema: “Animais”
Livro Obras Complementares “A B C dos animais” de Renata Aragão Artiaga.
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Ciências, Artes.
Tempo de duração: 05 aulas
Conteúdos:
ü Ordem alfabética
ü Produção textual
ü Leitura
ü Classificação dos animais
ü Animais domésticos e selvagens
ü Animais de convivência local.
ü Animais terrestres e marítimos.
Objetivos específicos;
ü Identificar os animais de acordo com sua classificação.
ü Reconhecer a importância da preservação dos animais locais.
ü Ler e reconhecer os animais e seu habitat.
ü Desenvolver o raciocínio lógico
ü Produzir diferentes gêneros textuais.
ü Pesquisar os animais que estão em extinção.
ü Reconhecer a importância da preservação dos animais.
1º dia
Leitura:
Cantiga de roda: Atirei o pau no gato
Oralidade:
Solicitar dos alunos nomes de animais que eles conhecem com a letra A, B, C.
Exploração do tema do
livro “A B C DOS ANIMAIS”, conhecimentos prévios sobre o que se trata o titulo.
Apresentar o livro, e solicitar que um aluno escolha uma letra para realizar a leitura da mesma.
Escrita e produção textual:
Atividade em dupla: listar nomes de animais com a letra do alfabeto que os alunos lembrarem.
A professora distribuirá tarjetas com nomes animais, e os alunos deverão escolher um animal e fazer a ilustração e produzir um texto falando desse animal.
2º dia
Leitura:
Dar continuidade a leitura do livro “ABC dos animais”, solicitando que um aluno escolha uma letra para realizar a leitura da mesma.
Oralidade:
Roda de conversa.
· Quem tem animal de estimação?
· Vocês conhecem algum animal mamífero?
· Digam alguns nomes de peixes.
· Quem sabe me dizer algum nome de ave.
· Quem conhece um reptil?
· Onde vocês moram tem animais anfíbios?
Explicar para os alunos que o livro trata dos nomes de animais de acordo com a letra do alfabeto.
Componentes Ciências: O professor deverá explicar que cada animal tem características, e pertence a uma determinada classificação. (Mamíferos, peixes, anfíbios, aves, reptil).
Escrita/ Produção Textual:
Atividade individual: cada aluno deverá escrever 20 nomes de animais e fazer a leitura dos mesmos.
Atividade em dupla: fazer a classificação dos animais que a dupla escreveu.
3º dia
Leitura:
Dinâmica de leitura: o professor deverá escrever com ajuda dos alunos, as letras iniciais dos animais que estão faltando efetuar a leitura. O aluno que tem a letra inicial do nome do animal correspondente fará a leitura dos poemas.
Oralidade:
Fazer a leitura do texto “os animais em extinção”, e logo em seguida explicar que alguns animais estão em extinção, pedindo aos alunos respostas.
O que é extinção?
Por que os animais estão em extinção?
O que causa a extinção?
Por que alguns animais podem desaparecer daqui a alguns anos?
Escrita / Produção textual
Atividade individual; Solicitar que cada aluno escolha um nome de animal e, produza um acróstico e logo ao termino realize a leitura para os colegas;
4º dia:
Leitura:
Livro: Nunca Conte com Ratinhos de Silvana D’ Angelo.
Oralidade:
Quais os animais que aparecem no livro “ABC dos animais”.
Quais foram que vocês mais gostaram?
Se vocês fossem a autora do texto mudaria alguma coisa do livro. O que?
Atividade individual: Os alunos deverão escrever nomes dos animais que aparecem no livro “ABC dos animais”, em ordem alfabética.
Atividade para casa: Solicitar dos alunos gravuras / figuras de animais
Escrita/ Produção textual:
Organizar com a turma fotos, gravuras de animais para fazer um grande painel. Animais em extinção, animais domésticos, selvagens. Escrevendo os nomes de cada um deles.
5º dia:
Leitura:
A abelha de Ligia Ricetto
Oralidade
Roda de conversa: Solicitar dos alunos algumas historia sobre animais que eles conhecem e fazer a imitação dos mesmos.
Escrita/ Produção Textual:
Atividade em grupo: Cada grupo deverá escolher nomes de cinco animais e preencher o quadro com as curiosidades desses animais.
Ex: habitat_ alimentação _ classificação _ tipos _etc.
Logo em seguida o grupo deverá apresentar sua pesquisa, explicando como aconteceram as pesquisas, quais foram as dificuldades, as aprendizagem.
Recursos: livros, caderno, lápis, papel metro, lápis de cor,
Avaliação: Ocorrerá através das observações, participação, a compreensão dos direitos de aprendizagem e o aprendizado à respeito dos animais.
Gostei bastante da proposta. Super criativa e produtiva. Acredito que as crianças adoraram. Abraços!
ResponderExcluir