quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Sequência Didática- Turma 3o ano- Professora Maria Euclecia- Escola Com. Aquilino

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
                                   
Tema: “Animais”                          

Livro Obras Complementares “A B C dos animais” de Renata Aragão Artiaga.

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Ciências, Artes.

Tempo de duração: 05 aulas

Conteúdos:

ü Ordem alfabética

ü Produção textual

ü Leitura

ü  Classificação dos animais

ü Animais domésticos e selvagens

ü Animais de convivência local.

ü Animais terrestres e  marítimos.

Objetivos específicos;

ü Identificar os animais de acordo com sua classificação.

ü Reconhecer a importância da preservação dos animais locais.

ü  Ler e reconhecer os animais e seu habitat.

ü Desenvolver o raciocínio lógico

ü Produzir diferentes gêneros textuais.

ü Pesquisar os animais que estão em extinção.

ü Reconhecer a importância da preservação dos animais.

 1º dia

Leitura:

Cantiga de roda: Atirei o pau no gato

Oralidade:

Solicitar dos alunos nomes de animais que eles conhecem com a letra A, B, C.

Exploração do tema do

livro “A B C DOS ANIMAIS”, conhecimentos prévios sobre o que se trata o titulo.

Apresentar o livro, e solicitar que um aluno escolha uma letra para       realizar a leitura da mesma.

Escrita e produção textual:

Atividade em dupla: listar nomes de animais com a letra do alfabeto que os alunos lembrarem.

A professora distribuirá tarjetas com nomes animais, e os alunos deverão escolher um animal e fazer a ilustração e produzir um texto falando desse animal. 

 2º dia

Leitura:

Dar continuidade a leitura do livro “ABC dos animais”, solicitando que um aluno escolha uma letra para realizar a leitura da mesma.

Oralidade:

Roda de conversa.

·       Quem tem animal de estimação?

·       Vocês conhecem algum animal mamífero?

·       Digam alguns nomes de peixes.

·       Quem sabe me dizer algum nome de ave.

·       Quem conhece um reptil?

·       Onde vocês moram tem animais anfíbios?

Explicar para os alunos que o livro trata dos nomes de animais de acordo com a letra do alfabeto.

Componentes Ciências: O professor deverá explicar que cada animal tem características, e pertence a uma determinada classificação. (Mamíferos, peixes, anfíbios, aves, reptil).

Escrita/ Produção Textual:

Atividade individual: cada aluno deverá escrever 20 nomes de animais e fazer a leitura dos mesmos.

Atividade em dupla: fazer a classificação dos animais que a dupla escreveu.

 3º dia

Leitura:

Dinâmica de leitura: o professor deverá escrever com ajuda dos alunos, as letras iniciais dos animais que estão faltando efetuar a leitura. O aluno que tem a letra inicial do nome do animal correspondente fará a leitura dos poemas.

Oralidade:

Fazer a leitura do texto “os animais em extinção”, e logo em seguida explicar que alguns animais estão em extinção, pedindo aos alunos respostas.

 O  que é extinção?  

Por que os animais estão em extinção?

O que causa a extinção?

Por que alguns animais podem desaparecer daqui a alguns anos?

Escrita / Produção textual

Atividade individual; Solicitar que cada aluno escolha um nome de animal e, produza um acróstico e logo ao termino realize a leitura para os colegas;

  4º dia:

Leitura:

Livro: Nunca Conte com Ratinhos de Silvana D’ Angelo.

Oralidade:

Quais os animais que aparecem no livro “ABC dos animais”.

Quais foram que vocês mais gostaram?

Se vocês fossem a autora do texto mudaria alguma coisa do livro. O que?

Atividade individual: Os alunos deverão escrever nomes dos animais que aparecem no livro “ABC dos animais”, em ordem alfabética.

Atividade para casa: Solicitar dos alunos gravuras / figuras  de animais

Escrita/ Produção textual:

Organizar com a turma fotos, gravuras de animais para fazer um grande painel. Animais em extinção, animais domésticos, selvagens. Escrevendo os nomes de cada um deles.

5º dia:

Leitura:

A abelha de Ligia Ricetto

Oralidade

Roda de conversa: Solicitar dos alunos algumas historia sobre animais que eles conhecem e fazer a imitação dos mesmos.

Escrita/ Produção Textual:

Atividade em grupo: Cada grupo deverá escolher nomes de cinco animais e preencher o quadro com as curiosidades desses animais.

Ex: habitat_ alimentação _ classificação _ tipos _etc.

Logo em seguida o grupo deverá apresentar sua pesquisa, explicando como aconteceram as pesquisas, quais foram as dificuldades, as aprendizagem.

Recursos: livros, caderno, lápis, papel metro, lápis de cor,

Avaliação: Ocorrerá  através das observações, participação, a compreensão dos direitos de aprendizagem e o aprendizado à respeito dos animais. 

 Fotos das nossas aulas!





Um comentário:

  1. Gostei bastante da proposta. Super criativa e produtiva. Acredito que as crianças adoraram. Abraços!

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, nos sentiremos felizes com seus escritos em nosso blog!

OS JOGOS PEDAGÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Escola M. Voluntárias Sociais
Turma: 1º ano- Ensino
Fundamental- Anos Iniciais
Professora: Romelia Lopes

PLANO DE AULA

Conteúdos
· Seriação numérica;
· Ordem alfabética;
· Construção de palavras;
· Discriminação de cores e formas; adição/subtração;
Objetivos
· Interagir um com o outro, investigar ideias e conseguir lançar hipóteses.
· Aprender através do brincar, adquirindo conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento integral.
· Promover a inclusão visando o desenvolvimento cognitivo da criança.

Áreas do Conhecimento
· Linguagem oral e escrita;
· Matemática
· Ciências Naturais
Atividades
· Calendário de numerais;
· Numerais de sucata
· Alfabeto criativo
· Alfabeto de Sucata

Tempo: 4:00h
Público Alvo: todos os alunos ( em pequenos grupos)

Metodologia:
Propor 04 agrupamentos de 5
alunos;
Para cada grupo terá um jogo com suas instruções de como brincar;

Como jogar o alfabeto e números de sucata:

* Embaralhar o alfabeto móvel de sucata e pedir que cada participante no grupo ordene as letrinhas nos seus espaços na plaquinha de ovos.
* Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Embaralhar os numerais de sucata e pedir que cada participante no grupo faça a seriação seguindo os espaços na plaquinha de ovos.
*Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Solicitar que cada participante folheie o calendário falando do seu jeito o nome dos numerais, em seguida o numeral que o professor pedir, nesse momento todos do grupo, deverão registrar no papel o numeral formado.

Recursos materiais:

Placas de ovos vazias/ tampas
diversas de garrafas pet/ palitos de churrascos/ pedaços de E.V.A colorido/ tintas/ canetas piloto permanente/
folhas de isopor/ fichas/ papéis/ quadro branco

Avaliação:

Avaliação processual e contínua
através da:
• Observação do professor;
• Mediação entre os envolvidos: professor /aluno aluno/aluno
e os materiais;
• Registros no portfólio do aluno, observando sua
participação, levantamento de hipóteses,
avanços e intervenções;
• Socialização, integração do grupo.



Calendário Numérico

Calendário Numérico
Tentativas e aprendizagens

As Plaquinhas alfabéticas

As Plaquinhas alfabéticas
Em ordem alfabética

O trabalho em equipe está presente!

O trabalho em equipe está presente!
Cada um com sua subjetividade: seu jeito próprio de aprender!!

A importância da mediação do professor

A importância da mediação do professor
Auto estima- conquista da confiança e segurança!!

o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores

o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores
Cada professor construiu o seu sussurrador e declamou poemas, músicas e poesias, foi maior sucesso!!

Os materiais são de acesso aos estudantes

Os materiais são de acesso aos estudantes

Relatório da Sequência Didática


Escola Municipal Voluntárias Sociais
Professora- Tânia de Lima
Turma 3º ano –Ensino Fundamental

Relatório
da Sequência Didática

Nos dias 20 a 26 de agosto de 2013, foi desenvolvido um planejamento de aula com o
objetivo de inserir o livro paradidático na sequência didática, e trabalhar o
tema envolvendo a importância da alimentação saudável, com a turma do 3º ano.
O tema trabalhado foi Alimentação Saudável , do
livro “Rimas Saborosas”, Autor César Obeid, ilustrações Lima Vicente.
No primeiro dia, explorei o conhecimento prévio dos alunos em relação as frutas e legumes que continham no cartaz. Após foi distribuído uma atividade contendo várias frutas para que eles escrevessem o nome, percebi que a maioria conseguiu realizar a atividade com êxito.
No segundo dia, apresentei um poema sobre frutas, no qual foi realizada a leitura coletiva e atividade xerografada para que eles fizessem uma lista com nomes de frutas que mais gostavam.
No terceiro dia, trabalhei o texto “Comer, Comer” , sobre alimentação que gostavam e não gostavam, também sobre os alimentos que fazem bem ou não á saúde. Alguns alunos sentiram dificuldade em fazer a atividade, mas com mediação, eles conseguiram realizar.
Realizamos no quarto dia, uma produção de texto coletiva, trabalhamos receita de salada de frutas, depois cada um copiou no caderno. Exploramos juntos com eles questões matemáticas dentro do contexto sobre alimentos, como: adição, subtração, multiplicação, problemas envolvendo dobro, triplo, foi muito
interessante.
No quinto dia, cada aluno trouxe uma fruta, solicitada pela professora e preparamos uma salada de frutas. Foi muito bom
porque despertou nos alunos a importância de comer frutas no seu cotidiano para ter boa saúde.

Confecção de materiais para a Formação

Confecção de materiais para a Formação
A cada Formação, fazemos sorteios desses materiais

Deleite na UFBA,

Deleite na UFBA,
Professora orientadora de Estudos Ivone

Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos

Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos
Instrumento de garantia de como foi desenvolvida a atividade.

Relatório de Aula

Relatório de Aula
Importante registro do Professor!!

Reunião de Pais e Mestres

Reunião de Pais e Mestres
Apresentação da Leitura Deleite

Reunião e Elaboração do Planejamento

Reunião e Elaboração do Planejamento
Escola Nova Divinéia, Equipe Pacto, direção e professores

Momentos de estudos!!

Momentos de estudos!!
Orientadora de Estudo e Professoras da Escola Nova Divinéia