PROJETO
SEXTA DO DELEITE
Idealizadora do projeto:
Professora Vanilda Queiroz / Escola Mãe Bela
1. JUSTIFICATIVA Idealizadora do projeto:
Professora Vanilda Queiroz / Escola Mãe Bela
Percebemos que a
realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler.
Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no
núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para
leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola:
vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros
ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos
aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto
necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer
e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
A leitura se faz sempre
tão necessária em nossas vidas. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa
e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande
dificuldade de nossos alunos em compreender questões simples no dia a dia.Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da turma que façam parte, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
2. OBJETIVOS
·
Despertar o prazer da leitura e aguçar o
potencial cognitivo e criativo do aluno;
·
Promover o desenvolvimento do
vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
·
Possibilitar o acesso aos diversos tipos
de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a
escrita.
·
Estimular o desejo de novas leituras;
·
Possibilitar a vivência de emoções, o
exercício da fantasia e da imaginação;
·
Possibilitar produções orais, escritas e
em outras linguagens;
·
Proporcionar ao indivíduo através da
leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais,
garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
3. METODOLOGIA: PLANO
DE AÇÃO
Reunião com os
professores, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões;
Iniciar o dia do
deleite na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da
leitura. O cronograma para o dia do deleite é pré-definido pela equipe
pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente. Os
alunos serão incentivados a escolherem o material do seu interesse para leitura
neste dia. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros
de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil,
histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de
leitura a um tema específico. Além disso, serão realizados momentos de conversa para os alunos, com seus professores, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura.
Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas ilustrações variadas para decorar o momento da sexta do deleite nas dependências da Escola.
A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.
4. RECURSOS
- Recursos
humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a
participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a
equipe pedagógica .
- Recursos
materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos,
cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..
5. COMO FOI E COMO SERÁ?
O Projeto de Leitura iniciou-se
dia 13 de setembro de 2013 e pretendemos
estendê-lo até o final do ano, sendo uma turma por semana as sextas-feiras.
Primeiramente os alunos chegam na escola e tomam café da manhã, a escola toda
se reúne no pátio para assistir a apresentação do deleite de 08:30 as 10:00, as
crianças pausam para o lanche de 10:00 as 10:20 e logo após esse momento
retornam para suas salas, para continuarem com suas atividades normais.
Que coisa mais gostosa é esse dia de deleite... Estou achando que vou viajar as sextas feiras para Vera Cruz. kkkkkk
ResponderExcluirBeijos
Gilbene
Este projeto está maravilhoso Gilbene, venha mesmo, teremos maior prazer em recebê-la! abração querida.
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