Relatório de Atividade Desenvolvida
em Sala de Aula (entre setembro e outubro)
No dia 30 de setembro de 2014,
iniciei minhas atividades pedagógicas, trabalhando com o tema: Formas
Geométricas, a partir do conhecimento prévio com os alunos para saber o nível
de conhecimento que eles tinham a respeito do assunto, e daí introduzir a aula
propriamente dita sobre o assunto. Fiz um passeio pela comunidade com os alunos
cuja finalidade era observar ao redor as casas, cercas, paisagem, estradas,
objetos e assim perceber que tudo tem
uma forma e as formas são diferentes. Durante o trajeto varias perguntas foram
feitas sobre animais, tipos de casa, estradas degradadas, pessoas, entre
outros; cada pergunta feita eu procurava relacionar as formas geométricas.
Ao voltar para sala, apresentei
aos alunos as formas geométricas para que eles identificassem cada uma; falamos
sobre a importância e a utilidade das mesmas, e
fizemos comparação com objetos, materiais e coisas que encontramos
durante o trajeto e os materiais encontrados na sala de aula, foi uma discussão
significativa devido o entusiasmo, a participação e o desempenho dos alunos.
Após esse momento os alunos
desenharam as observações feitas na aula de campo, utilizando formas
geométricas, em seguida discutimos a questão a fim de elaborar uma maquete,
começamos juntar materiais para
construir, entre os materiais adquiridos temos caixa de papelão e de fósforo,
palitos de picolé, de fósforo e churrasco, canudos, caixa de leite entre
outros. Aproveitei o entusiasmo dos alunos e incentivei a construir as peças
para montar a maquete, usando a criatividade os alunos começaram a construir
peças diferentes como: casas árvores, meninos, meninas, animais, entre outros.
A atividade teve como objetivo
identificar as diferentes formas geométricas e ampliar o conhecimento sobre o
assunto, observar os desenhos, analisar, criar e produzir a fim de montar a
maquete.
Começamos a construir a maquete
de forma gradual, construindo e montando as peças para depois formar a maquete.
O trabalho teve duração de um mês e exigiu dos alunos responsabilidade,
concentração, interação e respeito mútuo. Neste trabalho tive oportunidade de
trabalhar os Temas Transversais como: Ética e Pluralidade Cultural trabalhei
valores discriminação preconceito entre outros.
Dentro deste conteúdo aproveitei
o interesse das crianças e trabalhei também dobraduras diversas, com objetivo
de estimular a criatividade, além de trabalhar matemática trabalhei outras
disciplinas relacionando com o tema.
Vale ressaltar que foi
significativo desenvolver atividades com esse tema e relacionar com as outras
disciplinas. Percebi que houve aprendizagem por parte do aluno, além da
interação entre os mesmos, como professora me
senti realizada, foi prazeroso realizar esse trabalho onde foi possível
perceber a relação entre professor aluno e a troca de experiências.
Professora Neidenalva Pereira de Jesus do Ó
Turma: 3º ano
Legal!
ResponderExcluir