Este trabalho foi realizado no dia 26 de agosto de 2013, com a turma do 2º ano do ensino fundamental I, na escola comunitária Ascomchabagi, sob supervisão da professora Zizelda de Castro Brito.
Nesta ação foram contempladas, sobretudo, as áreas
de matemática (dimensão geométrica e espacial: formas e linhas) e língua portuguesa ( leitura, interpretação
e produção textual ). Os principais objetivos a serem alcançados, em primeira
instância, eram desenvolver a capacidade psico motoras das crianças; a
oralidade; a criatividade e as habilidades em reconhecer e elaborar formas
geométricas além de expressar-se através delas. Pois, assim como orienta os PCN’S
“É possível aprender, tanto sobre a linguagem verbal quanto sobre as práticas
sociais nas quais ela se realiza, por meio da troca interpessoal”[1].
Fomentar o trabalho com o lúdico como estratégia
didática, favorece o aprendizado das crianças propiciando maior interação,
cooperação, além de fortalecer os
vínculos e a relação interpessoal entre os alunos da turma do 2º ano.
Para a realização da dinâmica desta atividade com os
palitos de fósforo, foi preciso antes, sensibilizar os alunos para a
importância da reutilização dos objetos, sugerindo que recolhessem em casa os
palitos já utilizados (antes descartados) e trouxessem para a escola. Esta
etapa durou mais que o tempo previsto, pois muitas crianças não traziam os
palitos em quantidade suficiente para fazer a tarefa, por fim algumas mães
decidiram mandar para escola caixas de fósforos novas.
Chegado o dia da execução, iniciei a aula,
sensibilizando a turma para o trabalho que faríamos, expliquei que eles
receberiam uma caixa colorida com alguns comandos dentro, e que nós
escutaríamos uma música, à medida que a música fosse interrompida, quem
estivesse com a caixa nas mãos deveria retirar de dentro um papelzinho com um
comando, então eles deveriam ler a orientação e executar (ex.: Escolha um
amiguinho e forme, em sua mesa, dois quadrados e um triângulo, escolha um
coleguinha e forme dois retângulos e um quadrado, etc....). Percebi que durante
esta etapa da atividade os alunos se mostraram muito interessados, interagindo
com o colega escolhido. Isso, de certo modo, favoreceu a criatividade e troca
de ideias entre eles. Em um dado momento, observei que um pequeno grupo de
alunos (uns três ou quatro) estavam riscando, nas caixas, os palitos novos
tentando acender os fósforos. Aproximei-me, de maneira amena, e conversei com o
grupo negociando a devolução das caixas, como alguns resistiam argumentei
informado que aquelas caixas seriam muito importantes para a brincadeira que
faríamos na aula do dia seguinte e que se estivessem danificadas não serviriam.
Fiquei mais tranquila com as caixas em minhas mãos!
Após as crianças, brincarem de formar desenhos e
figuras, conforme orientava as fichas retiradas da caixa, foram distribuídos
materiais (papel sulfite colorido e pequenas porções de cola) para que colassem
no papel o que haviam antes, criado em suas carteiras.
Ao final, todos nos reunimos em círculo e as
crianças compartilharam com o colega o que produziram naquela manhã. Alguns
preferiram manter os desenhos das figuras geométricas, mas a maioria preferiu
mesmo foi desenhar objetos e coisas que gostavam e/ou faziam parte do seu
contexto, como sol, estrelas, casas e etc. Cada aluno, que quis falar, teve a
oportunidade de mostrar o seu trabalho e falar sobre suas escolhas. Os desenhos
ficaram lindos! E todos nós nos divertimos muito durante a aula.
Muito interessante a atividade desenvolvida! Todos estão de parabéns!
ResponderExcluirNilma, você faz parte desse processo de práticas , estudos, aprendizagens, trocas e ideias maravilhosas...isso é Conhecimento!!!
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