terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Atividades pedagógicas com palitos de fósforos- Professora Zizelda Brito


Este trabalho foi realizado no dia 26 de agosto de 2013, com a turma do 2º ano do ensino fundamental I, na escola comunitária Ascomchabagi, sob supervisão da professora Zizelda de Castro Brito.
Nesta ação foram contempladas, sobretudo, as áreas de matemática (dimensão geométrica e espacial: formas e linhas)  e língua portuguesa ( leitura, interpretação e produção textual ). Os principais objetivos a serem alcançados, em primeira instância, eram desenvolver a capacidade psico motoras das crianças; a oralidade; a criatividade e as habilidades em reconhecer e elaborar formas geométricas além de expressar-se através delas. Pois, assim como orienta os PCN’S “É possível aprender, tanto sobre a linguagem verbal quanto sobre as práticas sociais nas quais ela se realiza, por meio da troca interpessoal”[1].
Fomentar o trabalho com o lúdico como estratégia didática, favorece o aprendizado das crianças propiciando maior interação, cooperação, além de   fortalecer os vínculos e a relação interpessoal entre os alunos da turma do 2º ano.
Para a realização da dinâmica desta atividade com os palitos de fósforo, foi preciso antes, sensibilizar os alunos para a importância da reutilização dos objetos, sugerindo que recolhessem em casa os palitos já utilizados (antes descartados) e trouxessem para a escola. Esta etapa durou mais que o tempo previsto, pois muitas crianças não traziam os palitos em quantidade suficiente para fazer a tarefa, por fim algumas mães decidiram mandar para escola caixas de fósforos novas.
Chegado o dia da execução, iniciei a aula, sensibilizando a turma para o trabalho que faríamos, expliquei que eles receberiam uma caixa colorida com alguns comandos dentro, e que nós escutaríamos uma música, à medida que a música fosse interrompida, quem estivesse com a caixa nas mãos deveria retirar de dentro um papelzinho com um comando, então eles deveriam ler a orientação e executar (ex.: Escolha um amiguinho e forme, em sua mesa, dois quadrados e um triângulo, escolha um coleguinha e forme dois retângulos e um quadrado, etc....). Percebi que durante esta etapa da atividade os alunos se mostraram muito interessados, interagindo com o colega escolhido. Isso, de certo modo, favoreceu a criatividade e troca de ideias entre eles. Em um dado momento, observei que um pequeno grupo de alunos (uns três ou quatro) estavam riscando, nas caixas, os palitos novos tentando acender os fósforos. Aproximei-me, de maneira amena, e conversei com o grupo negociando a devolução das caixas, como alguns resistiam argumentei informado que aquelas caixas seriam muito importantes para a brincadeira que faríamos na aula do dia seguinte e que se estivessem danificadas não serviriam. Fiquei mais tranquila com as caixas em minhas mãos!

Após as crianças, brincarem de formar desenhos e figuras, conforme orientava as fichas retiradas da caixa, foram distribuídos materiais (papel sulfite colorido e pequenas porções de cola) para que colassem no papel o que haviam antes, criado em suas carteiras.
Ao final, todos nos reunimos em círculo e as crianças compartilharam com o colega o que produziram naquela manhã. Alguns preferiram manter os desenhos das figuras geométricas, mas a maioria preferiu mesmo foi desenhar objetos e coisas que gostavam e/ou faziam parte do seu contexto, como sol, estrelas, casas e etc. Cada aluno, que quis falar, teve a oportunidade de mostrar o seu trabalho e falar sobre suas escolhas. Os desenhos ficaram lindos! E todos nós nos divertimos muito durante a aula.

 


[1] PCN´S, 1997, vol 01, p. 67

2 comentários:

  1. Muito interessante a atividade desenvolvida! Todos estão de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilma, você faz parte desse processo de práticas , estudos, aprendizagens, trocas e ideias maravilhosas...isso é Conhecimento!!!

      Excluir

Faça seus comentários, nos sentiremos felizes com seus escritos em nosso blog!

OS JOGOS PEDAGÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Escola M. Voluntárias Sociais
Turma: 1º ano- Ensino
Fundamental- Anos Iniciais
Professora: Romelia Lopes

PLANO DE AULA

Conteúdos
· Seriação numérica;
· Ordem alfabética;
· Construção de palavras;
· Discriminação de cores e formas; adição/subtração;
Objetivos
· Interagir um com o outro, investigar ideias e conseguir lançar hipóteses.
· Aprender através do brincar, adquirindo conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento integral.
· Promover a inclusão visando o desenvolvimento cognitivo da criança.

Áreas do Conhecimento
· Linguagem oral e escrita;
· Matemática
· Ciências Naturais
Atividades
· Calendário de numerais;
· Numerais de sucata
· Alfabeto criativo
· Alfabeto de Sucata

Tempo: 4:00h
Público Alvo: todos os alunos ( em pequenos grupos)

Metodologia:
Propor 04 agrupamentos de 5
alunos;
Para cada grupo terá um jogo com suas instruções de como brincar;

Como jogar o alfabeto e números de sucata:

* Embaralhar o alfabeto móvel de sucata e pedir que cada participante no grupo ordene as letrinhas nos seus espaços na plaquinha de ovos.
* Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Embaralhar os numerais de sucata e pedir que cada participante no grupo faça a seriação seguindo os espaços na plaquinha de ovos.
*Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Solicitar que cada participante folheie o calendário falando do seu jeito o nome dos numerais, em seguida o numeral que o professor pedir, nesse momento todos do grupo, deverão registrar no papel o numeral formado.

Recursos materiais:

Placas de ovos vazias/ tampas
diversas de garrafas pet/ palitos de churrascos/ pedaços de E.V.A colorido/ tintas/ canetas piloto permanente/
folhas de isopor/ fichas/ papéis/ quadro branco

Avaliação:

Avaliação processual e contínua
através da:
• Observação do professor;
• Mediação entre os envolvidos: professor /aluno aluno/aluno
e os materiais;
• Registros no portfólio do aluno, observando sua
participação, levantamento de hipóteses,
avanços e intervenções;
• Socialização, integração do grupo.



Calendário Numérico

Calendário Numérico
Tentativas e aprendizagens

As Plaquinhas alfabéticas

As Plaquinhas alfabéticas
Em ordem alfabética

O trabalho em equipe está presente!

O trabalho em equipe está presente!
Cada um com sua subjetividade: seu jeito próprio de aprender!!

A importância da mediação do professor

A importância da mediação do professor
Auto estima- conquista da confiança e segurança!!

o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores

o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores
Cada professor construiu o seu sussurrador e declamou poemas, músicas e poesias, foi maior sucesso!!

Os materiais são de acesso aos estudantes

Os materiais são de acesso aos estudantes

Relatório da Sequência Didática


Escola Municipal Voluntárias Sociais
Professora- Tânia de Lima
Turma 3º ano –Ensino Fundamental

Relatório
da Sequência Didática

Nos dias 20 a 26 de agosto de 2013, foi desenvolvido um planejamento de aula com o
objetivo de inserir o livro paradidático na sequência didática, e trabalhar o
tema envolvendo a importância da alimentação saudável, com a turma do 3º ano.
O tema trabalhado foi Alimentação Saudável , do
livro “Rimas Saborosas”, Autor César Obeid, ilustrações Lima Vicente.
No primeiro dia, explorei o conhecimento prévio dos alunos em relação as frutas e legumes que continham no cartaz. Após foi distribuído uma atividade contendo várias frutas para que eles escrevessem o nome, percebi que a maioria conseguiu realizar a atividade com êxito.
No segundo dia, apresentei um poema sobre frutas, no qual foi realizada a leitura coletiva e atividade xerografada para que eles fizessem uma lista com nomes de frutas que mais gostavam.
No terceiro dia, trabalhei o texto “Comer, Comer” , sobre alimentação que gostavam e não gostavam, também sobre os alimentos que fazem bem ou não á saúde. Alguns alunos sentiram dificuldade em fazer a atividade, mas com mediação, eles conseguiram realizar.
Realizamos no quarto dia, uma produção de texto coletiva, trabalhamos receita de salada de frutas, depois cada um copiou no caderno. Exploramos juntos com eles questões matemáticas dentro do contexto sobre alimentos, como: adição, subtração, multiplicação, problemas envolvendo dobro, triplo, foi muito
interessante.
No quinto dia, cada aluno trouxe uma fruta, solicitada pela professora e preparamos uma salada de frutas. Foi muito bom
porque despertou nos alunos a importância de comer frutas no seu cotidiano para ter boa saúde.

Confecção de materiais para a Formação

Confecção de materiais para a Formação
A cada Formação, fazemos sorteios desses materiais

Deleite na UFBA,

Deleite na UFBA,
Professora orientadora de Estudos Ivone

Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos

Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos
Instrumento de garantia de como foi desenvolvida a atividade.

Relatório de Aula

Relatório de Aula
Importante registro do Professor!!

Reunião de Pais e Mestres

Reunião de Pais e Mestres
Apresentação da Leitura Deleite

Reunião e Elaboração do Planejamento

Reunião e Elaboração do Planejamento
Escola Nova Divinéia, Equipe Pacto, direção e professores

Momentos de estudos!!

Momentos de estudos!!
Orientadora de Estudo e Professoras da Escola Nova Divinéia