O Seminário " Dialogando sobre as Experiências Pedagógicas na perspectiva do PNAIC, realizado no dia 30/11/2013 , no Colégio Municipal de Vera Cruz (CMVC) foi um sucesso!!
Agradecemos o empenho, a dedicação das professoras alfabetizadoras que apresentaram seus trabalhos brilhantemente e das professoras que fizeram suas exposições em banner, tudo muito bem elaborado.
Também nosso agradecimento aos alunos das Escolas: Major Everaldo Calazans
e Raimundo Afonso Borges( Gameleira) que fizeram uma bela apresentação cultural.
Nosso blog tem o objetivo de socializar informações, trocar ideias, sugestões sobre o trabalho que realizamos na proposta do Pacto. Também este espaço será de registros de experiências exitosas, ou não, desafios e aprendizagens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OS JOGOS PEDAGÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Escola M. Voluntárias Sociais
Turma: 1º ano- Ensino
Fundamental- Anos Iniciais
Professora: Romelia Lopes
PLANO DE AULA
Conteúdos
· Seriação numérica;
· Ordem alfabética;
· Construção de palavras;
· Discriminação de cores e formas; adição/subtração;
Objetivos
· Interagir um com o outro, investigar ideias e conseguir lançar hipóteses.
· Aprender através do brincar, adquirindo conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento integral.
· Promover a inclusão visando o desenvolvimento cognitivo da criança.
Áreas do Conhecimento
· Linguagem oral e escrita;
· Matemática
· Ciências Naturais
Atividades
· Calendário de numerais;
· Numerais de sucata
· Alfabeto criativo
· Alfabeto de Sucata
Tempo: 4:00h
Público Alvo: todos os alunos ( em pequenos grupos)
Metodologia:
Propor 04 agrupamentos de 5
alunos;
Para cada grupo terá um jogo com suas instruções de como brincar;
Como jogar o alfabeto e números de sucata:
* Embaralhar o alfabeto móvel de sucata e pedir que cada participante no grupo ordene as letrinhas nos seus espaços na plaquinha de ovos.
* Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Embaralhar os numerais de sucata e pedir que cada participante no grupo faça a seriação seguindo os espaços na plaquinha de ovos.
*Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Solicitar que cada participante folheie o calendário falando do seu jeito o nome dos numerais, em seguida o numeral que o professor pedir, nesse momento todos do grupo, deverão registrar no papel o numeral formado.
Recursos materiais:
Placas de ovos vazias/ tampas
diversas de garrafas pet/ palitos de churrascos/ pedaços de E.V.A colorido/ tintas/ canetas piloto permanente/
folhas de isopor/ fichas/ papéis/ quadro branco
Avaliação:
Avaliação processual e contínua
através da:
• Observação do professor;
• Mediação entre os envolvidos: professor /aluno aluno/aluno
e os materiais;
• Registros no portfólio do aluno, observando sua
participação, levantamento de hipóteses,
avanços e intervenções;
• Socialização, integração do grupo.
Turma: 1º ano- Ensino
Fundamental- Anos Iniciais
Professora: Romelia Lopes
PLANO DE AULA
Conteúdos
· Seriação numérica;
· Ordem alfabética;
· Construção de palavras;
· Discriminação de cores e formas; adição/subtração;
Objetivos
· Interagir um com o outro, investigar ideias e conseguir lançar hipóteses.
· Aprender através do brincar, adquirindo conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento integral.
· Promover a inclusão visando o desenvolvimento cognitivo da criança.
Áreas do Conhecimento
· Linguagem oral e escrita;
· Matemática
· Ciências Naturais
Atividades
· Calendário de numerais;
· Numerais de sucata
· Alfabeto criativo
· Alfabeto de Sucata
Tempo: 4:00h
Público Alvo: todos os alunos ( em pequenos grupos)
Metodologia:
Propor 04 agrupamentos de 5
alunos;
Para cada grupo terá um jogo com suas instruções de como brincar;
Como jogar o alfabeto e números de sucata:
* Embaralhar o alfabeto móvel de sucata e pedir que cada participante no grupo ordene as letrinhas nos seus espaços na plaquinha de ovos.
* Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Embaralhar os numerais de sucata e pedir que cada participante no grupo faça a seriação seguindo os espaços na plaquinha de ovos.
*Enfileirar as plaquinhas do alfabeto colorido na folha de isopor seguindo a ordem alfabética.
*Solicitar que cada participante folheie o calendário falando do seu jeito o nome dos numerais, em seguida o numeral que o professor pedir, nesse momento todos do grupo, deverão registrar no papel o numeral formado.
Recursos materiais:
Placas de ovos vazias/ tampas
diversas de garrafas pet/ palitos de churrascos/ pedaços de E.V.A colorido/ tintas/ canetas piloto permanente/
folhas de isopor/ fichas/ papéis/ quadro branco
Avaliação:
Avaliação processual e contínua
através da:
• Observação do professor;
• Mediação entre os envolvidos: professor /aluno aluno/aluno
e os materiais;
• Registros no portfólio do aluno, observando sua
participação, levantamento de hipóteses,
avanços e intervenções;
• Socialização, integração do grupo.
Calendário Numérico
![Calendário Numérico](http://4.bp.blogspot.com/-o3xtlDUpuRo/UkBIdTRgl-I/AAAAAAAAAFQ/CiFYdORQQM8/s1600/contagem%2Bprof%2Bromelia.jpg)
Tentativas e aprendizagens
As Plaquinhas alfabéticas
![As Plaquinhas alfabéticas](http://4.bp.blogspot.com/-GcOq8dGy3Vw/UkBIAJjR0UI/AAAAAAAAAFE/tbg2m_8mx94/s1600/plaquinhas%2Balfabeto%2Bromelia.jpg)
Em ordem alfabética
O trabalho em equipe está presente!
![O trabalho em equipe está presente!](http://2.bp.blogspot.com/-7CmWszK9HH0/UkBJkZcOw4I/AAAAAAAAAFo/1kCbzRmZ4uc/s1600/alunos%2Be%2Bos%2Bnumeros%2Bprof%2Bromelia.jpg)
Cada um com sua subjetividade: seu jeito próprio de aprender!!
A importância da mediação do professor
![A importância da mediação do professor](http://2.bp.blogspot.com/-6vmkVDmyAbg/UkBI2O4jquI/AAAAAAAAAFc/uUNncelIAhI/s1600/prof%2Bromelia%2Bmedia%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Baluno.jpg)
Auto estima- conquista da confiança e segurança!!
o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores
![o Sussurrador de emoções- 6a Formação de professores](http://2.bp.blogspot.com/-28Mkt7xMmVY/UjG9LxIPgxI/AAAAAAAAAC8/CuetLTqxMqA/s379/foto0862.jpg)
Cada professor construiu o seu sussurrador e declamou poemas, músicas e poesias, foi maior sucesso!!
Os materiais são de acesso aos estudantes
![Os materiais são de acesso aos estudantes](http://2.bp.blogspot.com/-8_1Hi31xK9Y/UjHD_4i3BsI/AAAAAAAAADs/jTj1U3ACOvE/s379/2013-05-06_10-53-31_848.jpg)
Relatório da Sequência Didática
Escola Municipal Voluntárias Sociais
Professora- Tânia de Lima
Turma 3º ano –Ensino Fundamental
Relatório
da Sequência Didática
Nos dias 20 a 26 de agosto de 2013, foi desenvolvido um planejamento de aula com o
objetivo de inserir o livro paradidático na sequência didática, e trabalhar o
tema envolvendo a importância da alimentação saudável, com a turma do 3º ano.
O tema trabalhado foi Alimentação Saudável , do
livro “Rimas Saborosas”, Autor César Obeid, ilustrações Lima Vicente.
No primeiro dia, explorei o conhecimento prévio dos alunos em relação as frutas e legumes que continham no cartaz. Após foi distribuído uma atividade contendo várias frutas para que eles escrevessem o nome, percebi que a maioria conseguiu realizar a atividade com êxito.
No segundo dia, apresentei um poema sobre frutas, no qual foi realizada a leitura coletiva e atividade xerografada para que eles fizessem uma lista com nomes de frutas que mais gostavam.
No terceiro dia, trabalhei o texto “Comer, Comer” , sobre alimentação que gostavam e não gostavam, também sobre os alimentos que fazem bem ou não á saúde. Alguns alunos sentiram dificuldade em fazer a atividade, mas com mediação, eles conseguiram realizar.
Realizamos no quarto dia, uma produção de texto coletiva, trabalhamos receita de salada de frutas, depois cada um copiou no caderno. Exploramos juntos com eles questões matemáticas dentro do contexto sobre alimentos, como: adição, subtração, multiplicação, problemas envolvendo dobro, triplo, foi muito
interessante.
No quinto dia, cada aluno trouxe uma fruta, solicitada pela professora e preparamos uma salada de frutas. Foi muito bom
porque despertou nos alunos a importância de comer frutas no seu cotidiano para ter boa saúde.
Confecção de materiais para a Formação
A cada Formação, fazemos sorteios desses materiais
Deleite na UFBA,
![Deleite na UFBA,](http://3.bp.blogspot.com/-V-FiiD06uro/UkNApErNP1I/AAAAAAAAAKk/A09f9SpFh78/s1600/2013-01-30_08-29-31_845.jpg)
Professora orientadora de Estudos Ivone
Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos
![Relatório: Uma ferramenta de acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos](http://3.bp.blogspot.com/-1UYwF8mCIbg/UkM_vvsDuPI/AAAAAAAAAKM/mVV6UPZCZAE/s1600/Ana.jpg)
Instrumento de garantia de como foi desenvolvida a atividade.
Relatório de Aula
![Relatório de Aula](http://3.bp.blogspot.com/-Sa7-FNDdXzs/UkNAJ8vOaBI/AAAAAAAAAKY/UZAn38ZiWjg/s1600/Ana%2B3.jpg)
Importante registro do Professor!!
Reunião de Pais e Mestres
![Reunião de Pais e Mestres](http://1.bp.blogspot.com/-jGgAHEZ0l5A/UkySwUGpsiI/AAAAAAAAAQQ/EJUubdKT-FQ/s1600/2013-06-14_16-02-27_773.jpg)
Apresentação da Leitura Deleite
Reunião e Elaboração do Planejamento
Escola Nova Divinéia, Equipe Pacto, direção e professores
Momentos de estudos!!
Orientadora de Estudo e Professoras da Escola Nova Divinéia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seus comentários, nos sentiremos felizes com seus escritos em nosso blog!